quinta-feira, 8 de março de 2018

Dia da Mulher | Desafio "O que é ser mulher?"





Oito de Março. Quando surgiu a ideia de um dia dedicado ao sexo feminino?


No final do século XIX, após a Segunda Guerra Mundial e com o inicio das vanguardas, no contexto das lutas femininas por igualdade de género, melhores condições de vida e o grande passo -o direito ao voto - Clara Zetkin (líder socialista alemã), propôs uma celebração anual, marcando luta dos direitos femininos.

Porque o dia da mulher é mais "valorizado" do que o dia do homem ? 

Caros meninos, que sempre reclamam "Porque há dia da Mulher e não há do Homem?", o dia do Homem é a 19 de Novembro, e já é comemorado desde 1999. No entanto, o dia da Mulher é realmente celebrado, visto que foi um marco histórico, datado pela emancipação do valor do sexo feminino na sociedade e como cidadãs. 

Depois de ter pesquisado, a origem do dia do Homem, este contextualiza-se na valorização dos direitos masculinos, no entanto acho que a verdade é que os meninos ficaram tristes por não ter dia e surgiu " vai ser 19 de Novembro!" (sorry boys!).



Nos dias 5 e 6 de Março circulei pelas redes sociais a questão "o que é ser mulher?" e 10 perguntas em insta stories acerca do sexo feminino, ao qual responderam homens e mulheres, e obtive entre 200 a 250 respostas a cada pergunta.

#1. AINDA HÁ DESCRIMINAÇÃO PARA COM O DESPORTO QUE A MULHER PRATICA? 

74% SIM    26% NÃO


Claramente, que em pleno século XXI se uma mulher jogar futebol, praticar box ,rugby,... perante a sociedade é questionar o seu grau de "mais ou menos mulher". Infelizmente. 

Lieke Martens, eleita melhor jogadora de futebol do Mundo

#2. SOMOS MAIS FRÁGEIS ?

19% SIM   81% NÃO

Esta resposta foi a prova que o sexo feminino já não se acanha! A ideia do sexo frágil e de vidro, já não existe entre sobretudo entre as próprias mulheres. Parabéns meninas!



#3. UM ELOGIO NA HORA CERTA OU UM RAMO DE FLORES?

92% ELOGIO   8% RAMO DE FLORES

A mulher, perante as relações, é habitualmente julgada por ser mais fútil e materialista. Será que sim? Parece que um bom elogio substitui qualquer prenda.  


#4. FAZEMOS REALMENTE VÁRIAS COISAS AO MESMO TEMPO OU É MITO?

90% SIM   10% NÃO

Quantos (as) de nós já viram aquela imagem de uma mamã, a cozinhar, com um bebé ao colo, e a falar ao telemóvel? É verdade, e está cientificamente provado que a mulher está dotada para fazer mais que uma coisa em simultâneo. No Paleolítico, enquanto o homem apenas tinha a função de caçar e a sua concentração era totalmente vinculada aí, a mulher ficava na companhia de outras onde cozinhava, tomava conta das crianças e as relações interpessoais  com a restante tribo. Este facto desenvolveu-se desde a Pré-Historia. 



#5. HÁ MAIS OBSTÁCULOS EM SUBIR NA CARREIRA PROFISSIONAL? 

76% SIM  24% NÃO

Peço desculpa aos 24% que votaram não, pois no que toca a carreira profissional a mulher infelizmente ainda é muito subjugada, onde na maioria dos países a mulher têm um salarío inferior pela mesma profissão e infelizmente coloca a profissão em risco quando falamos em maternidade. Tudo isto porque simplesmente somos mulheres e não menos competentes.


 #6. SOMOS JULGADAS PELO QUE VESTIMOS?

90% AINDA SOMOS   10% NÃO

Seja pelo tamanho da saia, do decote ou da gola, marca da blusa e altura dos saltos, somos sempre julgadas tanto entre as próprias mulheres como pelo sexo oposto.

Marilyn Monroe, rompeu os cânones do que seria "correto" uma mulher vestir no século XX.
#7. HÁ REALMENTE AQUELA "FASE DO MÊS"EM QUE FICAMOS EMOCIONALMENTE DESCONTROLADAS?

86% SIM  14% NÃO

Esta questão é interessante, visto que as mulheres numa determinada fase do mês (principalmente antes ou durante a menstruação) produzem mais hormônios levando a uma tendência para uma fase emocionalmente descontrolada. Contudo, nem todas as mulheres sentem isso, mas a grande maioria conhece essas "crises existenciais", que nem nós as vezes percebemos não é meninas? 


#8. ATUALMENTE, UMA MULHER QUE VAI FREQUENTEMENTE A DISCOTECAS, AINDA É JULGADA NEGATIVAMENTE FACE AO SEXO OPOSTO?

64% SIM  36% NÃO

Esta questão, foi uma das mais equilibradas na troca de opiniões.No entanto, atualmente penso que esse julgamento é bastante menor. Contudo, na minha opinião, esse julgamento é mais realizado pelo sexo masculino e não entre nós.

#9. AS ATIVIDADES DOMÉSTICAS AINDA SÃO MAIORITARIAMENTE REALIZADAS PELAS MULHERES?

77% SIM   23% NÃO 

Infelizmente essa ideia ainda está bastante enraizada, no entanto atualmente a divisão de tarefas entre casal é cada vez mais comum, em virtude da maior independência e afirmação mulher.

#10. AS MULHERES TEM MAIS PROBLEMAS DE AUTO ESTIMA DO QUE OS HOMENS? 

53% SIM  47% NÃO

A resposta que mais me surpreendeu! Não sei justificar se é por ter uma "veia feminista", sempre considerei que nós temos menor auto-estima, em consequência da própria sociedade ser mais exigente para com nossa imagem, no entanto parece que não somos só nós. 




Hoje e todos os dias, a Mulher infelizmente ainda luta por uma sociedade mais igual, desde a sua emancipação no século XX. 
Sou mulher, e adoro. Independentemente do machismo que ainda presenciamos, dos julgamentos, de ser mais temperamental /emocional, de ter uma vez por mês "aquela chatice", de ter dores nos pés de cada vez que uso saltos, e todas as inconveniências que por vezes temos de passar. Mas é mesmo esta luta que nos faz "o sexo forte". Parabéns meninas e mulheres!   





Até ao próximo artigo
Beijinhos

Susana Ribeiro



Sem comentários:

Enviar um comentário