segunda-feira, 12 de março de 2018

Á conversa com Mónica Rebelo | Blog "Cozinha com Rosto"

Parece que a blogosfera está cada vez a encurtar as distâncias não é ? Hoje tenho uma convidada especial no meu blog, Mónica Rebelo, residente em Lisboa, e autora do Blog Cozinha com Rosto
Tal como sempre fui referindo a minha admiração pela a arte da boa cozinha, a Mónica é precisamente um exemplo onde eu e todos vocês procuramos mais inspiração para os nossos pratos. 

Para conhecer-mos melhor a Mónica e o seu mundo da culinária, estivemos à conversa sobre ambos os nossos projectos, onde partilho aqui com vocês as minha perguntas mais curiosas.








SUSANA: Olá Mónica, "Cozinha com Rosto", é sem duvida um nome que fica no ouvido e sobretudo criativo. No entanto algum motivo especial em substituir "gosto" por "rosto"? 

MÓNICA:  Em primeiro lugar, muito obrigada pelo seu interesse em saber mais acerca do meu projeto Cozinha com Rosto, em segundo lugar, tal como Hipócrates dizia, "nós somos o que comemos", sendo este a partir de uma certa altura um dos meus lemas de vida.  
Por outro lado, se pensarmos bem, a ação de cozinhar, é porventura uma das mais antigas atividades do ser humano, tendo evoluído ao longo dos tempos, para além de que Portugal já  foi um dos grandes monopólios da Gastronomia, logo há que desenvolver mais e melhor este ramo. 
Portanto, e sendo eu também professora, mais do que continuar a desenvolver este projeto por "gosto", há que, digamos "dar a cara" por algo em que se acredita valer a pena partilhar e perpetuar no tempo.


SUSANA: A culinária é uma arte, mas que nem todos somos artistas. Como surgiu o  gosto pela cozinha?

MÓNICA:  Em continuação da questão anterior, estando eu, desde 2014, na posse da página de Facebook MR Kitchen, com o slogan "onde cozinhar é uma delícia" , onde o objetivo é partilhar a confeção de receitas culinárias, incentivando outros a fazerem o mesmo, fiquei tentada a desenvolver, a partir de 2017, um projeto maior o Blog Cozinha Com Rosto. 
Junto disso, também gosto muito de ler de tudo um pouco, atraindo-me muito o "querer saber mais"  e qual a relação de cada um de nós com o que nos inspira. Identifico-me como uma mulher apaixonada por conhecer "novas pessoas" e "novos lugares". Paralelamente, já por volta dos anos 80, longe das tecnologias que existem hoje em dia, já folheava os livros de culinária da minha mãe, para depois escolher esta ou aquela receita. 


SUSANA: Atualmente quando falamos em cozinha, existe uma forte tendência para uma alimentação mais clean e sobretudo saudável. Contudo quais são os pratos que gosta mais de elaborar? Saudáveis ou mais pecadores? Porquê?

MÓNICA:   Atualmente, tal como refere há uma sintonia cada vez maior para com a dita alimentação saudável, pois também existe cada vez mais stress e instabilidade no nosso dia a dia. Eu própria já senti necessidade  de alterar os meus hábitos alimentares, mas umas vezes estamos mais cansados e menos inspirados e acabamos por optar por refeições menos "saudáveis", dependendo do nosso estado de espírito ou então do que até temos à disposição na nossa dispensa. Neste sentido, elaboro pratos mais saudáveis ou não! No entanto é fundamental estipular "equilíbrio" no nosso organismo, ou seja, se hoje "abuso" um pouco mais, no dia seguinte procuro ser mais rígida na minha alimentação. Acima de tudo, é importante diversificar a nossa alimentação, porque existem alimentos que nos podem fazer sentir mais felizes e serem ao mesmo tempo saudáveis!



SUSANA: Como amante de cozinha e provavelmente exigente, qual foi o prato/ receita mais inesquecível que já fez?

MÓNICA: Então vou tratar de enunciar uma receita, que acredito que irá agradar bastante. Esta, representa para mim, um marco muito importante visto que tive a oportunidade de participar no Concurso "A Mesa dos Portugueses de 2015", aquando o meu apuramento para a segunda fase, ao ter conseguido estabelecer-me nos primeiros 14 lugares, no contexto da doçaria. 

Brisas do Lis

INGREDIENTES: 

450gr de açúcar
 8 ovos
200 gr de miolo de amêndoa moído
4 colheres de sopa de manteiga liquída

MODO DE PREPARAÇÃO:

1- Ligar o forno a 180º 
2- Preparar 22 forminhas com manteiga e açúcar q.b.
3- Misturar 400g de açúcar com 2 colheres de manteiga liquída 
4- Juntar os ovos e mexer bem
5- Acrescentar o miolo de amêndoa e mexer bem. 
6- Distribuir o preparado pelas forminhas, levando-as ao forno num tabuleiro em banho-maria, durante 30 minutos.
7- Retirar as fominhas metálicas deixando-as arrefecer um pouco, antes de as desenformar ainda mornas.
8- Na altura de servir, colocar  as "Brisas do Lis", colocar em forminhas de papel frisado e... Bom Apetite!

Mónica Rebelo no Concurso "A Mesa dos Portugueses 2015",
Com fotografia da autoria de Tozé Canaveira


SUSANA: Por fim, para todos os que vão ler esta entrevista e conhecer o "Cozinha com Rosto", quais são as dicas que daria para os iniciantes na culinária?

MÓNICA: Digamos que cozinhar é como "aprender a andar de bicicleta, uma vez que tudo começa com o querer experimentar "novos sabores" por nossa própria iniciativa, em que umas vezes somos bem-sucedidos e outras nem tanto. É necessário dedicação, para posteriormente nos sentirmos à vontade com uma determinada receita, que pode gerar sucesso numa possível festa de aniversário em nossa casa, deixando aqui algumas dicas fundamentais para esse tipo de ocasiões:

1- Escolher antecipadamente a ementa de a acordo com a ocasião e número de convidados.
2- Elaborar uma lista de compras com os ingredientes necessários, de acordo com o orçamento disponível.
3- Verificar se não é necessário adquirir algum tipo de utensílio que ainda não temos, ou porque nos ajudará a rentabilizar o tempo.
4- Nas compras do supermercado, verificar os rótulos dos produtos (composição, validade, etc)
5- Na altura da confeção, começar pela preparação da "mise en place" ou seja começar por colocar tudo o que é necessário à mão e de forma organizada, devendo focar-nos depois só nos vários passos da receita.



Obrigada Mónica!

 Para ficarem com mais ideias, para uma receita especial no próximo fim de semana, visitem o blog da Mónica , Cozinha com Rosto (https://cozinhacomrosto.blogspot.pt/), e deixem-se inspirar pela arte da culinária!
Brevemente irá sair também, uma entrevista a mim acerca do meu blog Cravo e Canela elaborada pela Mónica. Fiquem atentos!


Até ao próximo artigo,
Beijinhos

Susana Ribeiro





2 comentários:

  1. Olá!
    Muito obrigada pela sua entrevista, tendo-me dado a oportunidade de dar a conhecer um pouco mais o meu projeto Cozinha Com Rosto, pois uma coisa é certa: todos nós vivemos tempos de "mudança", logo necessitamos de ser resilientes, no sentido de "dar a cara" pelos nossos sonhos, ainda que por vezes se transformem em pesadelos, mas tudo passa, tal como a chuva que tem caído nos últimos dias.
    E nós somos o que comemos, pois cada um de nós é o reflexo dessa mesma "mudança", também no que toca à alimentação ao longo dos tempos.
    Beijinhos,
    Mónica Rebelo do Blogue Cozinha Com Rosto.
    https://cozinhacomrosto.blogspot.pt/
    https://www.facebook.com/CozinhaComRosto/

    ResponderEliminar
  2. Olá !
    Foi um prazer ter conhecido um pouco mais acerca do seu projecto, que é bastante interessante e motivador.
    Votos de felicidade para o futuro :)

    Beijinhos,

    Susana Ribeiro

    ResponderEliminar